Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fly-Fish

O peixe-voador (Exocoetus volitans) é um peixe teleósteo beloniforme da família dos exocetídeos, geralmente pelágico, de distribuição circuntropical, muito capturado em várias regiões.
A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Também é conhecida pelos nomes de cajaleó, cajaléu, coió, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo.
Quando o peixe-voador pula para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros.
Recentemente uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha.


Peixe-voador plana no ar por 45 segundos

Equipe de televisão japonesa registra imagens do vôo do peixe.

- Uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha.

A filmagem foi feita pela equipe de TV de um navio que estava se locomovendo a cerca de 30 km/h.

O peixe foi visto voando ao lado do navio, ocasionalmente encostando seu rabo na água quando perdia altitude.

De acordo com o Centro de Agricultura, Floresta e Pescaria em Ilhas Remotas do Japão, o tempo de 45 segundos bate o recorde do tempo anterior, de 42 segundos, registrado por um pesquisador americano nos anos 20, e deve estar próximo do limite físico do peixe, já que a respiração braquial é impossível no ar. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário